26 outubro 2008

As aldeias
(excerto)

Eu gosto das aldeias sossegadas,
Com o seu aspecto calmo e pastoril,
Erguidas nas colinas azuladas...
Mais frescas que as manhãs frias de Abril.
(...)
Pelas tardes das eiras - como eu gosto
Sentir a sua vida activa e sã!
Vê-las na luz dolente do sol-posto,
E nas suaves tintas da manhã!...
(...)
Alegram as paisagens as crianças,
Mais cheias de murmúrios do que um ninho,
E elevam-nos às cousas simples, mansas,
Ao fundo, as brancas velas dum moinho.

Pela noites de estio ouvem os ralos
Zunirem as suas notas sibilantes...
E mistura-se o uivar dos cães distantes
Com o canto metálico dos galos.

Gomes leal
(1848-1921)



11 comentários:

nunofigueiredo disse...

eu tive a sorte de viver Vitoreira assim!

rosafigueiredo disse...

eu tambem tive essa sorte e ainda hoje a temos .
como tu andas inspirada....
exprimenta passar lá o Natal...

rosafigueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
reporter_fotografico disse...

Ó Rosinha minha flor:))) lol
Já lá passei um Natal, se a memória não me falha...mas sabes como é que é, a idade não perdoa:-)
A minha inspiração nem aos calcanhares chega da tua ironia..olha que lindo! eheheh
Se bem que, respeitosamente agradecia que me elucidasses: era um convite para lá passar este Natal, ou uma achega à beleza:)) nocturna lol de Vitoreira no Natal?
Aguardo expectante pela resposta.
E ainda que a resposta não chegue, ficará sempre a dúvida....será que sim, será que não...ai..suspiro:pp

Beijinhos e abraços

reporter_fotografico disse...

Faltou unicamente esta coisinha, Rosinha:)))
Se a necessidade aguça o engenho, a avença mensal que o administrador do blogue me paga para manter isto "vivo" , aguça a inspiração lol.
Como vês, a minha motivação pouco mérito tem, e, poderá ser, inclusivamente, moralmente condenável. eheheheh
Será por isso, que tu nunca postas (de pescada) nada? lol

rosafigueiredo disse...

Querida reporter- fotográfico,lamento imenso mas este Natal,muito provavelmente será gaia ahahah
mas se quisseres vamos lá passar o fim de ano

nunofigueiredo disse...

então o natal este ano não era em casa do tio Noémio!
Não foi o Pedro que disse isso?
eu nem pensei em mais nada!

reporter_fotografico disse...

Mas que grande confusão para aqui vai.
A ver se nos organizamos: Rosinha, (vermelhusca)lol o Natal será em Gaia se e repito se, (segundo afirma o xô Nuno)o V/tio Noémio se cortar e não mantiver o convite, que aliás parece ter sido formulado pelo Pedro eheheheh.
Como vês, eu nada sei de concreto, mas faço eco do zumzum que anda por aí lolol

Portanto, querida florzinha de canteiro (já te tinha chamado assim, não já, tão lindo...)ficais vós todos lol incumbidos de me informar, se é ou não, para fazer as malinhas e abalar para cima ou para baixo ehehehe

Beijinhos e abraços

Pedro Figueiredo disse...

boas!

é so pa dixer que o Natal é qnd o homem quiser.

mais...

o Natal é onde o homem quiser.

Portanto, apesar de não haver memoria de convites, Nuno, Reporter, rosa, o Natal é onde quiserem, ou seja, pode ser no supra centro do universo (na casa dos bintes).

Assim, aceitam-se inscriÇões, lol.
mais se informa que cada agregado familiar.... deve, com a devida antecedencia,a tempo de perder o sal, enviar o respectivo bacalhau...(" de Natal")

P.S. tambem se aceita bolo rei ("de Natal") lol RAINHA...

lolllololol

abraços supra-centrino-universais

reporter_fotografico disse...

Ó Sr. Engº. (técnico ainda lolol) antes do mais, aconselho-o a pelo menos uma toma diária de Centrum (passo a publicidade) para avivar essa memória.lol
Esta gente da política toca toda pela mesma bitola! Têm memória selectiva!! eheheh

1ª Inscrição sujeita a posterior confirmação: a confirmar-se, levarei o pão-de-ló RAINHA eheheh porque no me gusta bolo rei belhaccc, e quanto ao bacalhau também dispenso, pode ser trocado por um polvinho de 1ª qualidade lolol

O bacalhau é lá com a florzinha lol

Beijinhos e abraços

Pedro Figueiredo disse...

Ora nem mais!

tambem concordo com o polvo.


Ponto!
tambem se aceita Polvo ("de Natal"), dispensando-se este de ser entrege com antecedendia.... lol

cumprimentos supra-centrino-universais