18 fevereiro 2006

É Vitoreira.



O rio visto da Portela.

7 comentários:

Pedro Figueiredo disse...

pois o poço de Vitoreira (com V pois é o centro do nosso universo) chama-se mesmo poço do torrão.
Este poço tem em frente á foz do ribeiro de vitoreira um calhau onde se pode pescar umas belas trutas, mais á frente uns 4 metros tem uma pedra onde é custume andarem uns barbos (onde é espetacular tirar de lá apenas com as mãos uns barbos).mais abaixo perto do meio do campo dos pereiras existe a cerca de 8 metros de prufundidade outras 2 pedras encostadas( uma sobre o comprido tipo lousa e outra redonda de granito ou quartzo) onde se pode ter um prazer único de observar os barbos de 1, 2 kg's em grandes quantidades e lutar com eles mesmo com as limitaçoes inerentes ao homem perante estes "reis" do Paiva que estao no seu habitat. seguindo no sentido daa águas encontramos em frente ao terreno dos vieiras a parte mais funda deste poço, eu chamo a esta parte o triangulo fertil, isto é, é este o sitio onde poucos pescadores vão incomodar o peixe deste poço, tem cerca de 12 metros de profundidade e que visto de Vitoreira mais precisamente de minha casa, este sitio forma um triangulo de reflexo do sol devido ás serras envolventes. É preciso muito "folgo" para conseguir chegar ao fundo neste sitio.

Para mim uma das coisas que me dá mais gozo é poder lutar(pescar á mão) com os peixes de igual para igual ou mesmo em desvantagem porque os peixes estao no seu habitat e eu tou a entrar noutro habitat, é uma luta entre seres que se apresentam com as simples capacidades que a natureza lhes consedeu.
Isto tudo sem qualquer equipamento de mergulho, apenas com o folgo.



A montante deste poço é a "góla" do passadoiro, a "góla" da fontainha e a "góla" do Bilhão e o poço do foz CAbril.
A jusante é a góla da levada seguida da góla do moinho, depois é o poço do canal, góla do canal e os poços do (a)verdoso(onde tirei á mão o maior peixe, 1.5 kg).

ah... que gandas nomes não é?

Pedro Figueiredo disse...

http://www.montradigital.com/

Pedro Figueiredo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Figueiredo disse...

hehehehe o atento olhar é de mais...
é muito original, mai nd...

ah e deixe que lhe diga que afinal nao esta assim tao atento, pois tambem escrevi propositadamente Vitoreira com v e nao detetou, porque se nao certamente nao perderia a oportunidade de me-o apontar.

um abraço n

nunofigueiredo disse...

eu sou mais do genero esperar que estejam fritas!
as bogas claro!
Já em miudo acompanhava o pai do pedro na pescaria. Pescava á mão e atirava as bogas para a margem onde eu as colocava num vime.
Vitoreira é o centro do universo.
Mesmo na freguesia de cabril.

nunofigueiredo disse...

Caro atentoolhar
Já não sei o que escreva para perceber que não há maldade.
Este espaço é para falar das terras de CABRIL. E para falar bem.
Quanto´á questão do AMIGO, tem razão nós é que escolhemos os nossos. Não impede que me refira a si como caro amigo(aqui sem ironia). Leve isto com mais calma.
Este espaço não tem a presunção de ser o sitio mais serio e perfeito do mundo. É apenas o sitio onde um jovem da terra põe fotos de Vitoreira, um jovem mais velho(eu) que embora não sendo da terra e não vá muitas vezes á terra, tambem põe fotos. Alem disso usam este espaço para se comunicar.
Por isso, qual armadilha dos primos, qual que?
Volte sempre. Mas com o espirito alegre.
Um destes dias vou a Cabril se me vir por lá fale e tomamos um café.Até o deixo pagar.
abraço caro amigo.
Ps: O mais certo é encontrar erros ortograficos. Não lhes ligue.

Miguel disse...

ora biba!então como vai Bitoreira! Sabes como é sou do Porto e do Porto, e tem de ser escrito como é dito! Ta tudo bem?